Na nossa sociedade, o ato de presentear pode demonstrar atenção,
gratidão, empatia, zelo, admiração e carinho pela pessoa que recebe o
oferecimento. Dedicar a alguém parte do seu tempo ou um objeto
ultrapassa a questão materialista, promovendo a gentileza, a
solidariedade e as relações. Presentear é uma ação que fez parte da
evolução humana, perdurou após diversas mudanças sociais e continua como
forte tradição.
Entre vendedores, o hábito de utilizar brindes como forma de atrair
clientes e promover suas marcas ocorre há muito tempo e é um excelente
reforço na divulgação de produtos ou serviços prestados.
Considera-se brinde qualquer tipo de objeto ou material personalizado
com a marca do produto e/ou da empresa ofertante, o qual possa gerar
afinidade, fidelidade, ações de venda e incontáveis formas de promoções.
O presente também pode marcar um dia especial, como a inauguração da
empresa ou de uma unidade, mudanças de localização e identidade visual,
lançamento de site, revista ou outro canal de comunicação da companhia. A
ideia é que o cliente final lembre-se de maneira positiva da marca da
empresa que o presenteou e estreite o relacionamento comercial.
Atualmente, o consumidor assume poderes cada vez maiores devido à
competição entre fornecedores. O setor de brindes promocional ganha
espaço nas estratégias para a conquista e manutenção de clientes de
muitas empresas, independentemente de seu porte. Segundo Motta (2010),
os fabricantes de brindes podem faturar em qualquer época do ano devido a
constante realização de promoções, eventos, feiras de negócios, datas
comemorativas em empresas, etc.
Aviso: Vale ressaltar que os tópicos apresentados, não fazem parte de
um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor
irá vislumbrar uma oportunidade de negócio. O objetivo de todos os
tópicos é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se
posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de
negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as
informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo